São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nesta sexta-feira (1º/11), a construção de duas novas unidades de saúde — nas cidades de Itapetininga e Birigui, no interior do estado — com recursos provenientes do leilão de concessão dos serviços lotéricos de São Paulo, vencido pelo consórcio português Aposta Vencedora com um lance de R$ 600 milhões.
“Dois locais onde temos carência de leitos. Em Itapetininga, vai atender ao menos 13 municípios da região. A mesma coisa na região de Araçatuba, onde vamos fazer o hospital regional de Birigui. Estamos falando de mais de 200 leitos em cada um desses hospitais”, disse o governador.
A privatização das lotéricasO projeto prevê 31 unidades exclusivas de lotéricas e mais de 11 mil pontos não exclusivos em todo o território paulista. A estimativa do governo é arrecadar R$ 3,4 bilhões, que serão investidos para em políticas públicas na área da saúde.
O consórcio poderá explorar o serviço de maneira física ou virtual. A concessionária assumirá as responsabilidades e os riscos, atendendo aos parâmetros contratuais, com a possibilidade de exploração das modalidades de jogos, sem a obrigação de trabalhar com todas.
Os jogos poderão ser feitos nas modalidades prognósticos (específico, esportivo, numérico e passiva) e loteria instantânea, como a “raspadinha”, por exemplo. O modelo será definido pela Aposta Vencedora.
Além disso, os pontos de vendas físicos deverão estar a uma distância de pelo menos 300 metros de creches ou unidades de ensino básico e fundamental.
O pregão, realizado na sede da Bolsa de Valores (B3), foi o terceiro da semana para concessões e parcerias público-privadas. Na terça-feira (29/10), Tarcísio leiloou o primeiro lote de escolas estaduais que serão construídas e geridas pela iniciativa privada.