A primeira onda de frio de 2025 chegou derrubando os termômetros. Ontem, pelo menos oito cidades do Sul do país tiveram temperaturas abaixo dos 0ºC e neve. Um temporal afetou o Rio Grande do Sul, causando queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra. No sul de Minas Gerais, o frio trouxe geada e em São Paulo, os paulistas enfrentaram 9,9ºC, a menor temperatura do ano até agora. Até Cuiabá, no Mato Grosso, registrou recorde, chegando a mínima de 14ºC. O frio intenso deve continuar pelo menos até domingo, quando a temperatura das cidades deve subir para além dos 10ºC. Confira, na TVT News, o ranking de cidades mais frias do Brasil nesta sexta-feira (30):
Camanducaia (MG): mínima de 0ºC, máxima de 20ºC
Urubici (SC): mínima de 2ºC, máxima de 15ºC
São José dos Ausentes (RS): mínima de 2ºC, máxima de 16ºC
Cambará do Sul (RS): mínima de 3ºC, máxima de 14ºC
Urupema (SC): mínima de 3ºC, máxima de 15ºC
Curitiba (PR): mínima de 4ºC, máxima de 17ºC
Itararé (SP): mínima de 4ºC, máxima de 20ºC
Caxias do Sul (RS): mínima de 5ºC, máxima de 13ºC
Gramado (RS): mínima de 5ºC, máxima de 13ºC
Santa Maria (RS): mínima de 6ºC, máxima de 14ºC
Porto Alegre (RS): mínima de 6ºC, máxima de 15ºC
Campos do Jordão (SP): mínima de 7ºC, máxima de 20ºC
Foz do Iguaçu (PR): mínima de 9ºC, máxima de 16ºC
São Paulo (SP): mínima de 9ºC, máxima de 20ºC
Florianópolis (SC): mínima de 11ºC, máxima de 20ºC
Cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul amanhecem com neve e frio de -1ºC
Na quinta-feira (29), pelo menos oito cidades das regiões de serra em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul amanheceram com neve, registrando o fenômeno pela primeira vez em 2025.
A neve se formou com a combinação da umidade presente na atmosfera e temperaturas próximas de 0ºC ocasionadas por uma forte massa de ar frio de origem polar, nos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, que chegou a -1,4ºC após o céu ser encoberto por nuvens e garoa.
Em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, uma nevasca intensa bloqueou a Serra do Rio do Rastro (SC-390) por conta do acúmulo de neve na estrada. O trânsito na rodovia já foi normalizado.
No Rio Grande do Sul, nevou em São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, que bateu 2,4ºC no termômetro. Em algumas das cidades, a nevasca foi o suficiente para acumular nas ruas, casas e veículos.
Mais cidades das regiões serranas dos dois estados podem presenciar neve nas próximas horas. A Defesa Civil alerta para forte geada, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações. É recomendado medidas preventivas para passar pelas baixas temperaturas, o cuidado essencial com a saúde e o uso de aquecedores, além de atenção redobrada ao trafegar por rodovias nas áreas de serra.
Veja fotos da neve no Sul do Brasil
Nevasca em São José dos Ausentes (RS). Foto: Nilson Wolff/MetSul
Nevasca em São José dos Ausentes (RS). Foto: Alexandre Pereira/MetSul
Leia mais notícias em TVT News