Imagem: Reprodução/Google
Um jovem estagiário é um estudante que tem uma autorização especial para trabalhar e tem quase todos os direitos que um trabalhador da CLT tem. Além de um salário mensal, um jovem tem direito a ajuda alimentar, um bilhete de alimentação ou mesmo comida no local.
Muitas empresas com jovens estagiários e uma cafetaria proporcionam almoço no local de trabalho. Além disso, esses profissionais têm o direito de utilizar o banheiro, entre outras vantagens desfrutadas por outros profissionais de diferentes categorias na empresa.
Esses trabalhadores também têm direito a auxílio-transporte e licença remunerada, cláusulas essenciais no contrato de trabalho de qualquer trabalhador. Algo interessante sobre o jovem aprendiz é que a lei aconselha a empresa a dar ao jovem aprendiz férias juntamente com as férias escolares.
Esta directiva visa permitir que o jovem desfrute das férias em ambos os locais, tanto no trabalho como na escola. Existem também algumas outras vantagens que variam de empresa para empresa.
Alguns bancos pagam a parte dos dividendos aos jovens estagiários. Muitas empresas também estendem esse benefício para incluir o décimo terceiro salário.
Nesse caso, a empresa tem uma data certa para pagar o dia 13 para jovens estagiários. Na maioria dos casos, isso acontece em dezembro, já que a empresa paga dois salários a esses trabalhadores.
Quais são os benefícios de um jovem estagiário depois da demissão?
Existem alguns direitos que um jovem estagiário tem quando é separado da empresa.
O jovem aprendiz é demitido no momento do contrato. Esse trabalhador não pode ter contrato superior a dois anos, por isso a empresa escolhe até 2 anos e não pode passar desse período.
Se você foi demitido da empresa quando seu contrato terminou, isso significa que você foi demitido simplesmente por causa do tempo do contrato. Você não foi apenas demitido, você não cometeu nenhum crime grave, e você não foi para a escola.
Neste primeiro método, o jovem estagiário tem direito ao saldo remanescente do seu salário e tem direito ao salário integral ou proporcional do décimo terceiro.
O valor dos 13 depende de quanto tempo você está na empresa. O jovem estagiário também tem direito a licença integral ou proporcional, dependendo do tempo trabalhado. Outro direito importante do jovem estagiário é o direito ao espólio do FGTS.