O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e marqueteiro da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, Sidônio Palmeira, foi o responsável por cunhar a frase “Brasil é dos brasileiros”, estampada em bonés azuis usados por governistas durante a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, no último sábado (1º).
A expressão faz referência ao famoso lema de campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo), amplamente utilizado por seus apoiadores.
Bonés foram levados ao Congresso e mais unidades serão produzidasDe acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a iniciativa partiu de Sidônio Palmeira.
“Pedi para o Sidônio pensar uma frase, Sidônio mandou a frase”, revelou Padilha, que se licenciou temporariamente para votar na eleição da presidência da Câmara.
A princípio, foram distribuídas apenas dez unidades no Congresso, mas o sucesso da ideia levou Padilha a encomendar mais 200 bonés, que serão entregues a parlamentares.
“Já pedi para comprar mais 200. Quem quiser fazer esse boné, botar na plataforma digital e vender, está liberado”, acrescentou o ministro.
Movimentação no governo durante a eleição no CongressoNa sexta-feira (31), véspera da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, dez ministros com mandato parlamentar foram exonerados para poderem participar da votação. A expectativa é que todos retomem seus cargos no governo nos próximos dias.
A criação do slogan e a distribuição dos bonés reforçam a estratégia de comunicação do governo Lula, que busca consolidar sua identidade política e fazer frente às narrativas da oposição, especialmente entre parlamentares e apoiadores nas redes sociais.