Apenas dois partidos da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceram a vitória do ditador Nicolás Maduro nas eleições controversas na Venezuela. Ao todo, são 11 siglas que compõem a Esplanada dos Ministérios.
Os partidos com posicionamento favorável ao ditador venezuelano são o PT, do próprio Lula, e o PCdoB.
Já MDB, PSD, União Brasil, PSB, PP, Republicanos e Rede Sustentabilidade, que contam com 13 ministérios, questionaram a vitória de Maduro.
O PSOL, partido de esquerda, não se posicionou claramente. A legenda de Guilherme Boulos não questionou os resultados divulgados pelo órgão eleitoral da Venezuela, se atendo apenas a criticar as “ameaças golpistas”, em referência à oposição. Boulos, inclusive, foi o único candidato à Prefeitura de São Paulo que não se posicionou de forma contrária.
Já o PDT, está adotando uma posição “neutra”, ao menos até o momento. A legenda ainda não fez qualquer menção pública sobre o tema.
Nicolás Maduro chegou a afirmar que Lula, juntamente com os presidentes Andrés Manuel López Obrador (México) e Gustavo Petro (Colômbia) “trabalham juntos para garantir o respeito à Venezuela”.