O futuro político do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) tem sido tema de discussões nos bastidores do Partido Liberal em Minas Gerais. À Itatiaia, o presidente estadual da sigla, deputado federal Domingos Sávio, esclareceu as possíveis trajetórias para o parlamentar nas próximas eleições.
O deputado federal mais votado da história do Brasil, que conquistou 1,47 milhão de votos em 2022, é cobiçado para diferentes cargos nas eleições de 2026.
Câmara, Senado ou Governo de Minas?
Sobre a possibilidade de Nikolas Ferreira disputar o governo estadual, Domingos Sávio destaca que o deputado está preparado e possui apoio popular. No entanto, a possibilidade de Nikolas conseguir uma votação expressiva para o Legislativo e atrair mais votos para a bancada do PL na Câmara dos Deputados é analisada com atenção dentro da sigla.
“O Nikolas, jovem e preparado, é um quadro que o PL se prepara para ser prefeito, governador e, quem sabe, até presidente no futuro. Nessa próxima eleição, ele pode ser candidato a deputado federal. Para o governo de Minas, já terá idade, mas tem demonstrado maturidade ao dizer que, mais importante do que ser candidato, é construir uma boa aliança que assegure um bom futuro para o estado”, afirma Sávio.
O deputado, que completará 30 anos em maio de 2026, estará apto a concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais, mas não ao Senado, cuja idade mínima, até o momento, é 35 anos. No entanto, uma Proposta de Emenda à Constituição busca reduzir essa idade mínima para 30 anos, o que abriria essa possibilidade. Domingos Sávio pondera que a aprovação dessa PEC em curto prazo é incerta.
“O Nikolas está maduro o suficiente para saber que a PEC é importante, principalmente porque, felizmente, a juventude está mais presente na política. Mas ele tem consciência de que não há nenhuma probabilidade de essa PEC ser aprovada em poucos meses”, afirmou.