Ao contrário do que se imagina, a primeira pessoa a socorrer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ele sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro, não foi a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o primeiro a chegar foi um de seus seguranças, o agente da Polícia Federal Paulo Júnior.
De acordo com o colunista, Lula relatou a ministros que, após conseguir se levantar da queda que sofreu, foi até um telefone localizado na suíte presidencial e ligou para seus seguranças. Paulo, o primeiro a chegar, foi carcereiro de Lula na prisão em Curitiba, onde o petista ficou 580 dias preso, e, desde 2023, passou a fazer parte da segurança do chefe do Executivo.
SOBRE O ACIDENTEEm entrevistas recentes, Lula disse que sofreu o acidente doméstico após terminar de cortar as unhas das mãos. De acordo com o petista, ele tentou se movimentar para guardar o estojo com itens que usou, mas acabou se afastando do banco em que estava sentando e caiu, batendo a cabeça na banheira de hidromassagem.
– Eu estava sentado, cortando minha unha [da mão], terminei de cortar a unha e fui guardar o estojo. Em vez de afastar o banco, eu afastei a bunda e acabou o banco. Eu caí de costas e bati com a cabeça na hidromassagem (…). A Janja estava lá na cozinha, fazendo outras coisas dela. E eu, eu caí sozinho. Durante alguns segundos eu tive o problema de mexer com as mãos, com as pernas – relatou.