Os resultados do Enem 2024 serão divulgados na próxima segunda-feira (13). A partir da nota, o candidato pode acessar o ensino superior público ou privado por meio de diversos programas. Saiba como participar do SiSU que oferece vagas para as faculdades públicas, ou do ProUni que possibilita bolsas para as privadas e ainda, do Fies que financia sua graduação.
O Enem
A prova utiliza o modelo estático chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas com base nas respostas acertadas e erradas, dificuldade da questão e consistência dos acertos. É essa nota que será usada como critério de seleção pelos processos seletivos.
Leia também: Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões
Cada curso de cada faculdade define diferentes pesos para as quatro áreas do conhecimento mais a redação considerando a afinidade da disciplina com a futura carreira.
Use o Enem no SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o principal processo seletivo para se usar a nota do Enem. Ele reúne e organiza as vagas da maioria das faculdades públicas, sendo elas federais ou estaduais. O SiSU abre no dia 17. O candidato deve entrar no site, fazer o login com sua conta gov.br. A partir disso, o aluno deve selecionar o curso e até duas faculdades por todo o país para inserir sua nota.
Esse ano, o SiSU abrirá o processo seletivo tanto para as vagas ingressantes no primeiro semestre do ano como para o segundo semestre. Ou seja, simultaneamente, o candidato pode selecionar vagas em diferentes períodos. Para aqueles que têm apenas uma única opção de instituição, seja por ser mais perto de onde mora ou por desejo, o candidato pode selecionar a primeira vaga para o primeiro semestre e a segunda para o semestre seguinte, ou vice-versa.
Por ser apenas duas chances, é aconselhável que o aluno pense na melhor estratégia para si considerando o que lhe é mais importante. A primeira opção é a sua prioridade, a segunda pode ser vista como algo mais seguro. O processo seletivo dura até dia 21, o candidato pode alterar suas opções quantas vezes quiser.
Após o primeiro dia de inscrições, o SiSU monta um ranking diário mostrando a nota de corte (último selecionado para uma vaga) e o primeiro colocado, assim você pode comparar a sua nota e ver se consegue se classificar em outras instituições.
Todos os candidatos concorrem simultaneamente primeiro na Ampla Concorrência (AC). Alunos que têm direito e optam por alguma cota, concorrem na sequência na categoria escolhida, caso não estejam se classificando na AC. A medida foi adotada para ampliar o acesso de pessoas negras, deficentes e/ou pobres nas universidades públicas.
Outra dica é pesquisar com antecedência a nota de corte de anos anteriores para seu curso nas faculdades em que gostaria de estar para comparar as chances previamente.
ProUni
O ProUni oferece bolsas parciais ou integrais para o estudante poder acessar faculdades privadas em todo o país. Ou seja, o aluno terá isenção de valor abatido no boleto. Para participar desse processo seletivo há alguns pré-requisitos além da nota de corte, são eles:
Ser professor definitivo da educação infantil de uma instituição pública.
Ter concluído o ensino médio na rede pública sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
Ter concluído o ensino médio na rede pública com necessidades especiais sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
Ter concluído o ensino médio na rede privada com bolsa integral, sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
Para se inscrever basta acessar o site oficial do ProUni aqui (https://acessounico.mec.gov.br/prouni). Ainda não há data oficial, mas geralmente acontece no início do ano, durante o fim de janeiro até início de março. Sua nota do Enem 2024, automaticamente será vinculada ao programa por meio do seu CPF.
É necessário apresentar uma série de documentação para comprovar as condições citadas anteriormente, como diploma do ensino médio, comprovação de renda familiar (declaração de imposto de renda e horelit) comprovante de endereço, em caso de deficiência, laudos médicos e documentos pessoais gerais. Deixe separado e organizado para facilitar na hora da inscrição.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um modelo de financiamento parcelado de graduação privada em instituições de avaliação positiva pelo Ministério da Educação. O parcelamento possui taxa zero oferecido pelo governo federal para alunos de taxa zero.
É destinado prioritariamente a estudantes que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, vedada a concessão de novo financiamento a estudante inadimplente com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo.
O pré-requisito é que o estudante tenha feito o Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a 0. Também é exigido renda mensal familiar de até três salários mínimos.
Algumas regras variam ano a ano, por isso aconselhamos que leia atentamente o edital do Fies antes de realizar a inscrição.
Também será necessário apresentar uma série de documentos comprobatórios e por isso, é importante que eles estejam separados e organizados. No edital haverá a lista obrigatória a ser verificada, entretanto normalmente são documentos pessoais e de comprovação de renda.
Para se inscrever basta acessar o site oficial do Fies aqui (https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login). O programa também não possui data definida, mas, Alexandre Brasil, secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), afirmou ao g1 que planeja colocar o processo seletivo em fevereiro.