Construído pelo Manual do Mundo e com patrocínio da companhia, o Octobot tem 2,10 metros e pesa mais de 200 quilos
O Octobot, um robô aranha com 2,10 metros de comprimento e que pesa mais de 200 quilos, é a grande atração da Petrobras na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que começou hoje (25), no Campus da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. O robô ficará exposto em um espaço exclusivo e os visitantes poderão tirar foto em cima da máquina. A Febrace vai até sexta-feira (28), mas a visitação pública será somente na quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de março, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita.
Construído pelo Manual do Mundo – plataforma brasileira especializada em educação para as ciências -, com patrocínio da Petrobras (a companhia também é patrocinadora da feira há 16 edições), o robô é inspirado nas esculturas do artista holandês Theo Jansen, famoso por suas obras cinéticas. O Octobot foi projetado com chapas de alumínio nas pernas e chassi de aço. Seus movimentos são simulados por quatro servomotores, controlados por uma plataforma eletrônica Arduíno. A máquina demorou nove meses para ser fabricada e ficou pronta em novembro passado.
Além da exposição do Octobot, com direito a fotografia em cima do robô, a Petrobras e o Manual do Mundo farão um bate-papo com o público, na quarta-feira (26), às 17h30, sobre “inovação, sustentabilidade e as histórias por trás dos grandes sucessos”. Os palestrantes serão a gerente setorial de Mudanças Climáticas da companhia, Emanuela Santos, e o co-fundador e apresentador do Manual do Mundo, Iberê Thenório. A Petrobras terá ainda um estande interativo na feira.
Incentivando ciência e inovação
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é hoje um dos principais eventos de incentivo à ciência no Brasil, despertando vocações e estimulando a criação de soluções inovadoras para problemas reais. Na edição deste ano, o tema de maior destaque da feira são as mudanças climáticas.
Os visitantes da Febrace poderão conferir, de perto, os 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico de 269 escolas públicas e privadas de todo o país. Os melhores projetos irão representar o Brasil na Regeneron ISEF – a maior feira internacional do segmento, que acontece em maio, nos Estados Unidos.
Serviço:Febrace 2025Local: Inova USP – Campus da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP)Quarta-feira (26), das 17h30 às 18h15: palestra: “Petrobras e Manual do Mundo: inovação, sustentabilidade e as histórias por trás dos grandes sucessos.”Quarta-feira (26) e quinta-feira (27), das 8h30 às 16h30: mostra aberta ao público, com entrada franca.Site oficial: https://febrace.org.br
Via Agência Gov