Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), é alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal (PF), que executa uma operação contra supostos desvios de recursos públicos da saúde. Entenda em TVT News.
Operação “Copia e Cola” em Sorocaba
A operação da PF busca desarticular um grupo criminoso suspeito de desviar recursos públicos da saúde. A PF iniciou as investigações em 2022, após a suspeita de fraude na contratação de uma Organização Social (OS) para executar os serviços de saúde na cidade.
Foi determinada a apreensão de bens e valores até R$ 20 milhões. Entre os crimes investigados, estão lavagem de dinheiro, peculato e frustração de licitação, segundo a PF.
A casa do prefeito Rodrigo Manga, a sede da prefeitura, a Secretaria de Saúde e o Diretório Municipal do Republicanos foram alvos de busca. Em Sorocaba, Vinicius Rodrigues, ex-secretário da saúde, e Fausto Bossolo, ex-secretário de Governo e Administração, também são investigados pela operação.
Além de Sorocaba, outras 11 cidades paulistas são alvos dos 28 mandados de busca e apreensão, assim como Vitória da Conquista, na Bahia. Entre os crimes que podem ter sido praticados, estão a lavagem de dinheiro, peculato e frustração de licitação.
“Prefeito tiktoker”
Reeleito em 2024, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é conhecido pela publicação de vídeos curtos no TikTok em que anuncia seus projetos e ações na cidade, como a tarifa zero no ônibus para estudantes – daí a alcunha “prefeito tiktoker”.
Em março, uma denúncia de racismo foi protocolada no Ministério Público de São Paulo contra Manga. O motivo é um vídeo em que uma batida da Guarda Civil Municipal (GCM) era simulada para anunciar a compra de viaturas. Na gravação, jovens negros apareciam com as mãos para o alto enquanto o prefeito exaltava a aquisição dos carros.
Na semana passada, Manga anunciou em suas redes sociais que pretende se candidatar à Presidência da República em 2026, caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estiver fora da corrida.