O preço dos combustíveis é uma das grandes pautas de problemas2022 Com inflação galopante, a instabilidade política e diversos, o preço nas bombas seguindo outros a. Mas como estamos ano eleitoral, o governo federal em formas de controlar a situação.
Uma forma de implementação do teto de ICMS. Depois disso, o preço do diesel caiu, mas apenas 1,7%. E essa baixa deve valer apenas até o fim deste ano, não depois.
Preço do diesel não deve mais baixar, e pode até subir
Dessa forma, segundo dados da ANP, o litro de diesel está sendo atualmente vendido na média nacional em torno dos R$ 7,55. Como explicamos, foi um recuo muito pequeno. No caso da gasolina, o valor caiu mais, com um corte médio de 22%. Mas, no caso do diesel, isso não aconteceu.
Assim, para entender por que o diesel, gasolina e pouco diferente, é preciso dizer que o diesel é diferente, o que interfere no preço. Na estação de verão no hemisfério Norte, por exemplo, o consumo de gasolina sobe bastante. Isso acaba tendo como consequência o aumento dos preços, e à medida que chega à época de inverno, os preços caem.
Porém, no caso do diesel a Petrobras diz que o mercado está em um cenário de manutenção dos preços do combustível. Portanto, uma previsão é de que o diesel mantém os níveis atuais, até com uma possibilidade de novos aumentos.
Segundo Pedro Sócio do Centro Brasileiro, devido ao conflito entre e Ucrânia.
Além disso, no Brasil, o preço do diesel está sendo reduzido pela redução da oferta global do combustível pelo mesmo tempo em que a demanda está sendo aumentada.
Por fim, fica clara a diferença entre os dois materiais. E a previsão é que o diesel não mais nenhuma redução durante 2022. Na última sexta-feira (29), a própria Petrobras afirmou que as chances de um novo aumento são altas, por conta desse “descasamento” entre oferta e demanda.
Imagem: Papuchalka – kaelaimages / Shutterstock.com