Jornais como The New York Times, The Washington Post, El País e The Guardian repercutiram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos. Segundo a defesa de Bolsonaro, ele foi convidado pelo republicano Donald Trump para participar de sua posse como presidente dos EUA.
Leia abaixo as manchetes dos jornais internacionais sobre o tema:
The New York Times: “O ex-presidente brasileiro, cercado por investigações criminais, espera que os EUA influenciem mudanças na política do seu país — o que pode torná-lo um homem livre”, escreveu o veículo. (reportagem em inglês para assinantes)
The Washington Post: “Justiça brasileira nega o pedido de Bolsonaro para viajar à posse de Trump”. Trecho da reportagem: “Bolsonaro, que responde a diversas e amplas investigações, inclusive sobre uma suposta tentativa de permanecer no cargo após sua derrota eleitoral, teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro passado, por conta do risco de fuga. Ele nega as acusações contra si. Bolsonaro respondeu à decisão de quinta-feira no X, acusando o sistema judicial brasileiro de perseguição política contra ele, comparando sua situação a processos judiciais nos EUA contra Trump.” (reportagem em inglês para assinantes)
El País: Jornal disse que Bolsonaro “terá que assistir pela televisão ou pelas redes sociais à posse” e destacou que ele será representado pela sua esposa, Michelle Bolsonaro, cuja figura pode ser candidata em 2026. Título e subtítulo da matéria: “Supremo brasileiro nega a Bolsonaro permissão para ir à posse de Trump. Ex-presidente, proibido de viajar ao exterior por ser investigado por golpismo, poderia tentar fugir, segundo o Tribunal.”
The Guardian: Ressaltou que “o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro — que está sendo investigado por supostamente planejar um golpe — viu suas esperanças de ir à posse de Donald Trump caírem por terra pela Justiça brasileira ao decidir que o seu passaporte, que está apreendido, poderia ser usado para uma fuga.” O jornal chamou Bolsonaro de “populista de extrema direita.” (reportagem em inglês)
The Wall Street Journal: “Trump convidou Bolsonaro para sua posse; o Brasil não vai deixá-lo ir.” (reportagem em inglês para assinantes)
O que aconteceuO convite para participação de Bolsonaro na posse de Trump foi enviado por e-mail em 9 de janeiro. Uma cópia do documento foi anexada ao pedido endereçado a Moraes.
Ao ministro do STF, os advogados disseram que Bolsonaro tinha o compromisso de cumprir medidas cautelares impostas a ele e se comprometeria a seguir as condições que o STF entende como necessárias para a realização da viagem.
Para a Procuradoria-Geral da República, que foi contra a devolução do passaporte do ex-presidente, Bolsonaro não apresentou justificativa relevante que supere o interesse público que sustenta a medida cautelar em vigor. De acordo com o PGR Paulo Gonet, a viagem tinha caráter particular e não era indispensável.
Depois, a defesa de Bolsonaro entrou com recurso. Moraes enviou o pedido à Procuradoria-Geral da República, mas manteve a apreensão do passaporte.