Abaixo-assinado popular chegou a marca de 954 mil apoiadores até a noite desta terça-feira, 20
Até a noite de terça-feira, 20, a petição de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já contava com o respaldo de 131 deputados federais. Ainda há 287 parlamentares com postura indefinida a respeito e 96 se posicionam contrários.
Abaixo-assinado popular pelo impeachment de Moraes
O abaixo-assinado registrado na plataforma Change.org já obteve o apoio de 954.357 mil pessoas. Até a noite de terça-feira, 20, um total de 88.400 indivíduos assinaram o abaixo-assinado online.
Apesar da petição não apresentar detalhes sobre quem a criou e ter sido registrada apenas como “pública”, parlamentares e outros políticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgaram e apoiaram a mesma.
A solicitação de impeachment de Moraes fundamentou-se em revelações feitas pelo jornal Folha de S.Paulo, que publicou interações de mensagens entre colaboradores do ministro tanto no Supremo Tribunal Federal (STF) quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações indicam que o juiz teria empregado o tribunal de maneira ilegal para fundamentar investigações contra defensores de Bolsonaro no Supremo.
“Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um Ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados”, afirmou a petição.
A petição afirma que o juiz do STF teria empregado o “falso pretexto de defender a democracia” como meio para “destruir” os alicerces democráticos. “Descumpriu a Constituição Federal de 1988 de uma maneira nunca antes vista na história do Brasil”, enfatizou. As informações são da Revista Oeste.