Uma pesquisa recente acerca da eleição presidencial de 2026, encomendada pela oposição, posiciona o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) numericamente acima de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ainda assim, os dois estão tecnicamente empatados, levando em consideração a margem de erro da pesquisa.
A pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisa de 14 a 18 de agosto indica que Bolsonaro, apesar de sua inelegibilidade, obteve 37,4% das intenções de voto. Lula registrou 36,3%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Disputa Eleitoral 2026: Bolsonaro e Lula na disputa pela Presidência
A pesquisa entrevistou 2.026 eleitores em 154 cidades, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal. A confiabilidade do estudo é de 95,0%, destacando as tendências do “cenário político atual”.
O levantamento anterior conduzido pelo mesmo instituto, em julho de 2023, igualmente revelou um equilíbrio técnico entre Bolsonaro e Lula. Naquela ocasião, o petista se encontrava numericamente na dianteira, detendo 38,3% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro possuía 36,9%
Nesse levantamento, a variação possível está dentro de uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o que indica que os resultados efetivos podem flutuar dentro desse alcance, seja para mais ou para menos.
- Jair Bolsonaro com 37,4%
- Luiz Inácio Lula da Silva com 36,3%
Assim, tecnicamente, os dois candidatos estão empatados, considerando que a diferença se encontra dentro da margem de erro.