Conmebol cancela partida após confusão no Estádio Monumental; Colo-Colo pode ser punido com derrota por 3 a 0.
A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, nesta quinta-feira (10), foi interrompida por conta de uma confusão generalizada nas arquibancadas do Estádio Monumental. Saiba mais em TVT News.
Durante a partida, torcedores do time chileno quebraram vidros e grades que separavam as arquibancadas do gramado no Estádio Monumental de Santiago. Eles invadiram o campo e chegaram a arremessar pedaços de ferro no gramado, provocando a suspensão do jogo por falta de segurança. E o time do Fortaleza correu para o vestiário.
Com a situação fora de controle e torcedores invadindo o gramado, a arbitragem optou por cancelar o restante do confronto, diante da falta de segurança para sua continuidade.
O jogo foi suspenso aos 24 minutos do segundo tempo, com o placar ainda empatado em 0 a 0.
Confira abaixo as imagens da confusão:
torcedores do colo-colo invadiram o campo de jogo os jogadores do fortaleza tiveram que sair correndo para os vestiários pic.twitter.com/hVAfdREulA— out of context brasileirão (@oocbrsao) April 11, 2025
Confusão começou antes do jogo
De acordo com o jornal La Tercera, um dos principais veículos de comunicação do Chile, a invasão ao gramado foi um ato de protesto motivado pela morte de dois torcedores nas imediações do estádio, momentos antes do início da partida. Os dois seriam menores de idade.
Com a confirmação dos óbitos, o clima de tensão tomou conta do estádio. Já com a partida em andamento, torcedores invadiram o campo, e muitos tentavam se deslocar por trás de um dos gols para deixar o local, em meio à indefinição.
Clima tenso nos arredores do Estádio Monumental, em Santiago. Confronto entre torcedores do Colo Colo e a polícia chilena.📽️: Reprodução pic.twitter.com/7IxRYj0Lsh— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 11, 2025
A Conmebol se pronunciou antes de cancelar o jogo, divulgando uma nota em suas redes sociais lamentando as mortes.
A CONMEBOL lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube.Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos.Estamos juntos neste…— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) April 11, 2025
Jogo é cancelado
Cerca de uma hora e meia após a suspensão da partida, a Conmebol confirmou oficialmente o cancelamento do jogo. A partir de agora, o caso será analisado pela Comissão Disciplinar da entidade.
“A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para assegurar a continuidade da partida entre Colo Colo (CHI) e Fortaleza (BRA) pela Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, o jogo está cancelado.
Além disso, acrescentou que, levando em conta que todos os processos estabelecidos no Manual de Clubes foram seguidos, o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações. Todas as informações sobre os fatos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”
Partido cancelado entre Colo-Colo y Fortaleza pic.twitter.com/FfBTabCqXk— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) April 11, 2025
Fortaleza se pronuncia
O Fortaleza se pronunciou por meio de notas nas redes sociais, tranquilizando os torcedores, informando que todos os jogadores e membros do clube ficaram seguros após a invasão no campo.
“O Fortaleza informa que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão de alguns torcedores do Colo-Colo em campo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago.“
O Fortaleza informa que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão de alguns torcedores do Colo-Colo em campo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. #FortalezaEC— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 11, 2025
O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, atualiza sobre o cenário da partida e dos torcedores presentes no Estádio Monumental David Arellano, no Chile.#FortalezaEC pic.twitter.com/9I9zvEwe8o— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 11, 2025
Punições
Como mandante, o Colo-Colo pode ser punido com a perda da partida, com placar de 3 a 0 a favor do Fortaleza, conforme previsto no regulamento da competição.
Em atualização*