O pagamento do Abono Salarial 2025, referente ao ano-base de 2023, terá início na próxima segunda-feira (17), conforme calendário divulgado pelo Governo Federal. O benefício será pago de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento do trabalhador. O primeiro lote, destinado aos nascidos em janeiro, deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de pessoas. Até o final do calendário, estima-se que 22 milhões de trabalhadores recebam o abono. Confira mais em TVT News.
Quem tem direito ao Abono Salarial?
O benefício é garantido a trabalhadores que cumpram os seguintes requisitos:
Receberem, em média, até dois salários-mínimos mensais de empregadores contribuintes do PIS ou PASEP;
Terem exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023;
Estarem cadastrados há, no mínimo, cinco anos no Fundo de Participação PIS-PASEP ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Os trabalhadores vinculados a empresas privadas recebem o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos com inscrição no PASEP recebem pelo Banco do Brasil.
Como sacar o benefício?
Para quem possui conta na Caixa, o valor do abono será creditado automaticamente. Já os demais beneficiários receberão os recursos por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela instituição, sem custos adicionais. A movimentação da poupança pode ser feita pelo aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, realizar transferências, efetuar compras com cartão de débito virtual e até pagar em maquininhas.
Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou agências da Caixa, mediante apresentação de um documento oficial de identificação.
Canais de atendimento para dúvidas
Dúvidas sobre o processamento das informações sociais (RAIS/eSocial), identificação, concessão ou valor do benefício podem ser esclarecidas pelos seguintes canais:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
Confira o calendário de pagamento:
Calendário de pagamentos inicia com os nascidos em janeiro. Foto: Caixa