Ao longo de 2024, fizemos nossas previsões de ofertas em cada mês, baseados principalmente no calendário das milhas, que aponta datas importantes para os bancos, companhias aéreas e programas de fidelidade.
Pensando nisso, resolvemos expandir nossos horizontes e pensar mais longe, trazendo alguns fatos importantes que acreditamos que acontecerão no mundo dos cartões e milhas neste novo ano! São 12 meses, então a responsabilidade é grande, né?
Então pegue a sua bola de cristal e venha conferir com a gente!
Cartões de crédito
O segundo semestre de 2024 foi cheio de novidades – boas e ruins – nos cartões de crédito, e acreditamos que isso deve continuar em 2025.
As corretoras de investimento estão entrando de vez no segmento de cartões. Rumores indicam novos lançamentos da XP, tentando retomar o protagonismo perdido para os cartões Genial e, principalmente, BTG Pactual, que apostou alto com os novos Ultrablue e TAP BTG Pactual na última parte do ano.
Não acredito em grandes mudanças nos bancos tradicionais, exceto alguns ajustes pontuais como redução ou aumento de pontuação, como o Banco do Brasil promete para o Elo Nanquim a partir de fevereiro.
Por outro lado, as anuidades podem ter algum tipo de reajuste em breve. A oscilação do dólar deve impactar o custo das instituições financeiras, e é possível que isso acabe se refletindo nessa tarifa dos cartões.
Já os movimentos dos bancos digitais são mais difíceis de prever, mas se pudesse apostar em algo, acredito que o Nubank possa trazer alguma nova vantagem para o cartão Ultravioleta, enquanto Inter e C6 Bank devem trabalhar para consolidar as opções já existentes.
Salas VIP
O mercado de salas VIP segue bem aquecido, então devemos ter mais uma leva de novas salas sendo lançadas. Um exemplo disso é a sala própria do Itaú, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão para o 1º semestre de 2025.
Por outro lado, acredito em mais restrições aos acessos gratuitos dos cartões de crédito a caminho. Os bancos já perceberam que esse é um benefício muito bem aproveitado e valorizado pelos clientes, mas que tem um alto custo. Por isso, novas “travas” podem pintar em 2025, parecido com o que foi feito pela XP e pelo BRB, liberando o uso apenas para quem atingir uma determinada meta de gastos.
Os acessos ilimitados também devem ficar restritos aos cartões mais exclusivos dos bancos e instituições, priorizando clientes investidores e com gastos mais altos. Obviamente, isso pode levar a mais mudanças nos que oferecem essa vantagem atualmente, com o fim do “ilimitado” e redução para apenas alguns acessos anuais.
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Pontos e milhas
Compras bonificadas
O novo ano deve trazer mais variedade de parceiros, mas também acúmulos menores e cada vez mais “nichados”, reservando pontuações maiores para produtos ou categorias específicas.
A Livelo, por exemplo, já deu sinais de que quer continuar expandindo as parcerias. Um sinal disso são os recentes acordos com Shopee e Mercado Livre. Creio que a Esfera também deva buscar novas parcerias para tentar fazer frente à principal concorrente.
Acúmulo de pontos no cartão
Com a alta do dólar, é possível que os bancos promovam ofertas para turbinar o acúmulo de pontos em determinados períodos, algo semelhante à Bateu, Ganhou do Santander.
Por falar em Santander, apostaria que a promoção queridinha dos milheiros vai ficar mais restrita e com menos edições em 2025, movimento já percebido em 2024, e não acho que teremos a volta dos cartões co-branded (AAdvantage e Smiles, por exemplo) tão cedo. Na verdade, acredito que a Bateu, Ganhou seguirá a regra da última edição, permanecendo exclusiva para os cartões do próprio banco, com foco em acúmulo de pontos na Esfera ou cashback.
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Transferências bonificadas
Os percentuais devem permanecer no mesmo patamar de 2024, assim como os maiores bônus para assinantes dos clubes dos programas de fidelidade. Porém, não ficarei surpreso se tivermos uma tendência de queda nessas bonificações ou algo parecido com o que a Smiles fez nas últimas promoções, reservando as melhores condições para assinantes dos planos mais caros do Clube Smiles.
A Latam é a companhia nacional que aparenta estar mais saudável financeiramente, por isso, apostaria na manutenção dos percentuais na faixa dos 30% ao longo do ano, podendo chegar a 35% ou 40% em situações muito especiais.
A Azul, por sua vez, pode continuar tentando seus bônus mais agressivos, mas também cobrando mais por resgates de passagens aéreas, tornando mais caro e difícil o uso desses pontos.
A Esfera fez alguns movimentos em 2024 que também vale ficar de olho. Um deles foi o aumento da proporção de envio de pontos promocionais para o AAdvantage, da American Airlines, passando de 2:1 para 3:1. Não me surpreenderia se isso também acontecesse com o Iberia Plus, talvez o principal atrativo do programa de fidelidade do Santander atualmente (que a Esfera não nos ouça 🙏).
E você? O que acha que teremos de novidade em 2025? Participe nos comentários!
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