O ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), viajou mais do que o presidente Lula (PT) ao exterior em 2024.
Segundo levantamento realizado pelo Uol, ele passou 124 dias fora do país a trabalho apenas no ano passado.
O petista ficou 91 dias no exterior nos dois primeiros anos do seu terceiro mandato.
Quanto custou?
Em suas viagens, Walton Alencar gastou 513 mil reais em diárias e 500 mil reais em passagens, com tudo pago pelo Tribunal de Contas da União.
Ao todo, os 11 ministros do TCU –nove titulares e dois substitutos– gastaram 4,4 milhões de reais com passagens e diárias no ano passado.
O presidente do TCU, Bruno Dantas, gastou sozinho 969 mil reais com viagens. Entre destinos nacionais e internacionais, ele passou 103 dias viajando.
As viagens de Walton Alencar
O levantamento do Uol apontou que o ministro Walton Alencar passou um de cada três dias de 2024 no exterior.
Ao longo do ano, ele viajou por 11 países.
O local onde ele teve mais diárias foi a cidade de Nova York, nos EUA.
Foram duas passagens pela cidade americana: a primeira entre 8 e 17 de maio, na qual ele também foi a Washington, e a segunda foi entre 12 de novembro e 10 de dezembro.
Por que o ministro ficou tanto tempo no exterior?
Questionado pelo portal, o TCU atribuiu os deslocamentos ao fato de o órgão presidir a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras (Intosai).
O Tribunal de Contas também alegou que o ministro é supervisor da secretaria criada para chefiar o Conselho de Auditores da ONU.
“As viagens das autoridades do TCU se dão de forma condizente com esse contexto de intensa cooperação técnica internacional, que exige o comparecimento a dezenas de compromissos em diversos países”, afirmou o TCU ao site.