O presidente Lula teve um encontro secreto recente com José Dirceu, o ex-todo poderoso ministro da Casa Civil do primeiro mandado do petista à frente do Palácio do Planalto.
A reunião, que não foi registrada na agenda oficial de Lula, ocorreu em setembro no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília.
Segundo relatos, a conversa foi acompanhada pelo chefe de gabinete de Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, mais conhecido no mundo político como “Marcola”.
Foi a primeira conversa tête-à-tête de Lula e Dirceu após o presidente tomar posse, em 2023. Os dois já tinham se encontrado em eventos do PT, mas nunca haviam tido um papo reservado.
Lula quer Dirceu ajudando na articulação políticaO encontro aconteceu antes de o ministro do STF Gilmar Mendes anular todas as condenações de Dirceu na Lava Jato, tornando o petista elegível novamente em 2026.
Como a coluna noticiou mais cedo, com Dirceu reabilitado, Lula e o PT querem que o ex-ministro ajude na articulação política do governo, mirando a eleição de 2026.
Procurado pela coluna, Dirceu afirmou que não poderia comentar a conversa com Lula. “Somente nosso PR (presidente da República) fala sobre suas agendas”, disse.