O presidente Lula (PT) se encontrou com dois candidatos à presidência da Câmara dos Deputados no sábado (12/10). O encontro ocorreu em Belém, no Para, durante celebrações do Círio de Nazaré.
Durante os festejos, Lula encontrou os atuais líderes do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e do Uniao Brasil, Elmar Nascimento (BA). Os três, inclusive, posaram para uma foto juntos.
Além de Lula e dos candidatos ao comando da Câmara, ministros do governo também saíram na foto. Entre eles, Celso Sabino (Turismo) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).
Elmar Nascimento era tido como o candidato favorito do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), até setembro de 2024, quando o parlamentar baiano foi preterido.
O favoritismo mudou após o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistir de sua candidatura e anunciar apoio a Hugo Motta, (Republicanos-PB), que se tornou o preferido de Lira.
Elmar, então, se uniu a Brit0, que é o candidato de Gilberto Kassab, para se opor a Motta. Os dois prometem não desistir das candidaturas e dizem que um apoiará o outro em caso de segundo turno.
Futuro da Câmara “nas mãos” de LulaComo mostrou a coluna no sábado, a sucessão de Lira estaria cada vez mais nas mãos de Lula e menos nas mãos do atual presidente da Câmara, segundo os principais candidatos da disputa.
Na avaliação desses parlamentares, será o apoio de Lula, e não o de Lira, que vai acabar definindo quem sairá vencedor da eleição na Câmara, marcada para o dia 3 de fevereiro de 2025.
Nas contas feitas pelos candidatos a portas fechadas, uma sinalização de preferência de Lula levará o PT e outros partidos governistas a apoiarem o preferido do Planalto, fazendo a balança pender para ele.