O senador Magno Malta (PL-ES) publicou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (14), seu pronunciamento na mesma data em sessão plenária do Senado Federal. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o sentimento dos brasileiros em relação à Casa legislativa, que é responsável por julgar as ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – usando como pano de fundo as gravíssimas denúncias envolvendo Alexandre de Moraes.
– Essa Casa não pode se calar, porque o país se sente órfão, órfão desta Casa, que é a Casa que pode, na medida de pesos e contrapesos, colocar o Supremo Tribunal no seu devido lugar – disse Malta ao lamentar a omissão do Senado diante da conduta de Moraes.
Em seguida, o senador questionou “que país é esse que nós estamos vivendo?” e voltou a falar sobre o escândalo envolvendo o magistrado do STF.
– Quem dedurou o ministro Alexandre de Moraes foram os assessores dele. As violações que nós sabíamos e muitos aqui abafavam. E alguns, com medo de abrir a boca, para não perder o mandato. Quem nasceu para João Batista, não pode ter medo de perder o pescoço.
O parlamentar fez uma comparação evidenciando a severa crise em que o Brasil se encontra.
– Nós estamos diante de uma ditadura! (…) A Venezuela hoje é o Brasil sem maquiagem. Mas o Brasil é a Venezuela com maquiagem.
Foram anos de perseguição à direita e ao presidente Jair Bolsonaro, nos acusando exatamente daquilo que, há tempos, já sabemos que vem sendo feito por diversas autoridades brasileiras que juravam defender a democracia. pic.twitter.com/B8aaHbRY1m
— Magno Malta (@MagnoMalta) August 14, 2024