Os partidos Novo e PL apresentaram requerimentos para cobrar do governo federal posicionamentos sobre a viagem da primeira-dama, Janja da Silva, para Paris, na França, onde ela acompanhou a abertura dos Jogos Olímpicos e esteve em encontros políticos representando o Brasil.
O Novo encaminhou ao ministro da Casa Civil um requerimento de informação (RIC) cobrando informações sobre a comitiva que acompanhou a mulher do presidente Lula (PT) nessa viagem. Assinam o documento os deputados federais Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS).
Segundo o RIC, a viagem de Janja e sua comitiva “levantou dúvidas sobre a necessidade e os custos envolvidos”, assim sendo, os parlamentares querem saber como os assessores foram escolhidos para esse compromisso, quais as atividades realizadas por cada um deles e também os gastos.
– Não é aceitável que a primeira-dama viaje às custas do erário sem justificativas claras e adequadas. Por isso, estamos exigindo informações detalhadas sobre a composição e os custos da comitiva, bem como a justificativa para a presença de cada assessor – diz parte do documento.
O PL também apresentou um RIC, encabeçado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC), o documento quer informações do quanto foi gasto com a viagem de Janja e sua equipe para a França.
– Protocolei Requerimento de Informação para saber quanto a dona Janja gastou do nosso dinheiro em mais uma viagem mesmo sem ter cargo nenhum. A deslumbrada passa por cima da lei, dos protocolos e se acha no direito de posar de representante do povo mesmo sem ter um único voto. Será que vão colocar sigilo nessas gastanças também!? – disse a deputada em suas redes sociais.