O partido do presidente francês, sofreu uma derrota significativa nas eleições para uma sigla de direita.
Nikolas Ferreira (PL), deputado federal, expressou sua posição nas redes sociais na noite de domingo (09), após a vitória da extrema direita no Parlamento Europeu na França.
O parlamentar faz comentários em um repost de um vídeo em que a população da França celebra o sucesso nas eleições parlamentares.
Macron dissolve Assembleia Nacional e convoca novas eleições após derrota nas eleições para o Parlamento Europeu
O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou a dissolução da Assembleia Nacional e marcou novas eleições para 30 de junho e 7 de julho. Essa ação foi adotada depois que a coalizão de Macron, encabeçada pelo partido Renascimento de centro-direita, enfrentou uma perda notável nas eleições para o Parlamento Europeu contra o partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional.
Durante um discurso transmitido pela televisão, Macron manifestou sua inquietação com a ascensão da extrema-direita.
Durante as eleições parlamentares europeias, os representantes dos 27 países membros da União Europeia são escolhidos, sendo que a França possui 81 assentos, proporcionais à sua população. Na votação recente, o Reagrupamento Nacional, partido liderado por Jordan Bardella, de 28 anos, e com Marine Le Pen como figura principal, alcançou uma faixa de votação entre 32,3% e 33%. Por outro lado, a aliança de Macron conseguiu de 14,8% a 15,2% dos votos.