Imagem: Reprodução/Google
O jogador brasileiro Neymar, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, prometeu comemorar seu primeiro gol na Copa do Mundo de 2022 com o símbolo 22. A promessa veio durante a participação do atacante na campanha eleitoral direta do candidato à presidência realizada no último sábado (22).
O símbolo 22, mencionado por Neymar, representa o número de candidatos do Partido Liberal. No entanto, manifestações políticas são proibidas pelas regras da FIFA para o Campeonato Mundial.
FIFA proíbe manifestações políticas
O regulamento da Copa do Mundo no artigo 33 proíbe manifestações políticas: “Jogadores e funcionários estão proibidos de exibir mensagens ou slogans políticos, religiosos ou pessoais em qualquer língua ou forma”.
Essa proibição tem exceção de manifestações em defesa dos direitos humanos, como protestos contra o racismo e a homofobia durante os torneios.
Neymar pode responder a ação disciplinar
Durante participação no candidato direto a Bolsonaro (PL), Neymar respondeu ao desejo do atual presidente de fazer “Ihuu” durante a Copa do Mundo.
O atacante disse: “Eu vou fazer Eho com a taça na mão.” A apresentadora Carla Secato então pergunta: “Vamos nos unir se ganharmos?” Bolsonaro interrompe: “Então, não. Vamos ganhar?” Sekato continua: “Vamos igualar o primeiro gol que você marcar?” Neymar diz: “Vamos ganhar”.
O apresentador então pergunta novamente: “O primeiro gol que você faz. Que gesto você vai fazer?”, responde o jogador brasileiro fazendo um gesto com os dedos apontando para 22.
Se Neymar expressar seu apoio ao candidato durante a Copa do Mundo, o atacante pode responder a ações disciplinares, que podem levar à suspensão.
A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar e terá início em 20 de novembro. O segundo turno das eleições no Brasil acontecerá no próximo domingo (30).