O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou em vídeo publicado em suas redes sociais que o ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser preso em setembro de 2025. Segundo Pimenta, o Brasil “não tem dúvidas” de que Bolsonaro acabará atrás das grades, mas a discussão estaria apenas em torno do mês.
Declarações do MinistroNo vídeo, Pimenta diz:“Em que mês de 2025 Bolsonaro será preso? Essa é a grande dúvida que eu e o Brasil têm. Que ele vai ser preso, não temos dúvida. A dúvida é o mês. Vou dar meu palpite: setembro de 2025.”
O ministro baseia sua previsão no andamento dos processos judiciais.“Vai ter de tramitar no STF, terá prazo para a defesa, e são muitas pessoas sendo julgadas, juntas. Então, vai a julgamento. Haverá, ainda, recursos e, depois, a sentença definitiva,” explicou Pimenta, acrescentando que o ex-presidente poderia passar o 7 de Setembro na prisão.
Investigações em CursoBolsonaro está sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) em diversos inquéritos. No mês passado, a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente, o ex-ministro Braga Netto e outras 35 pessoas por um suposto plano de golpe de Estado. Braga Netto foi preso recentemente por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Mudança na SecomAs declarações de Pimenta vêm em um momento de incertezas sobre sua permanência no cargo. Ele pode ser substituído no próximo ano como parte de uma reforma ministerial planejada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O publicitário Sidônio Palmeira é apontado como o provável substituto.
Desde o início do ano, Lula tem demonstrado insatisfação com a atuação da Secom, alegando que a pasta não está divulgando adequadamente os feitos de seu governo.