Desafio de equilibrar contas públicas é abordado pelo presidente do BNDES
Nesta sexta-feira (19), Aloízio Mercadante, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fez uma demonstração pública de apoio ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Isso acontece em uma época em que Haddad tem sido o foco de vários memes relacionados ao aumento de impostos e tem enfrentado desacordo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a redução de gastos.
“O ministro Haddad tem comido o pão que o diabo amassou para colocar em ordem as contas públicas”, disse Mercadante.
O discurso foi proferido durante um evento para comemorar um financiamento do BNDES para a exportação de 32 aeronaves fabricadas pela Embraer para os Estados Unidos.
Haddad compareceu à cerimônia, porém não se pronunciou durante as falas protocolares. A adesão de Haddad à política fiscal do governo tem sido posta em dúvida devido a declarações divergentes entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da necessidade de redução dos gastos públicos.
Simultaneamente, sua imagem tem sido divulgada nas redes sociais e até na Times Square em conexão com o crescimento de impostos. O ministro de Lula, com o apelido de Taxad, tem sido retratado como vários personagens de filmes em publicações satíricas.