Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, criticou a deputada federal Tabata Amaral (PSB), também candidata, por não ter uma vice negra. O assunto da conversa, durante o debate promovido nesta quarta-feira (14) pelo portal Terra, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, era igualdade racial.
A deputada federal listou seis feitos sobre este tema, como ter contado com o apoio de pessoas negras para realizar o projeto de governo e fazer parte de um partido com grande quantidade de candidatos a vereadores que são negros.
Marçal questionou a escolha de Tabata por Lúcia França, esposa do ministro Márcio França, como sua vice, destacando que Lúcia não é negra, em contraste com Antonia de Jesus, sua própria candidata a vice, que é negra e da periferia de Pirituba.
Tabata respondeu elogiando Lúcia França, afirmando que tem muito orgulho de sua vice e destacando a diversidade de sua chapa. Ela afirmou que a coligação do PSB possui a chapa de vereadores “mais diversa” das eleições.
– Tenho muito orgulho da vice que trago ao meu lado. É honesta, o que aparentemente é um divisor de águas para você dividir os candidatos à prefeitura de São Paulo – declarou.
Após a fala de Tabata, que foi aplaudida por seus apoiadores, Marçal ironizou as manifestações e voltou a exaltar sua vice, Antonia de Jesus, destacando sua origem e o fato de ser a única candidata negra à vice-prefeitura entre as chapas concorrentes.