Imagem: Reprodução/Google
Lula acabaria com a ajuda brasileira quando assumir o poder e já deixou claro que pretende fazer algumas mudanças no programa social do governo federal.
Declaração
Luis Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu vencer Jair Messias Bolsonaro (PL) com 50,9% dos votos em uma disputa muito acirrada pelo voto dos brasileiros.
Lula, que agora é eleito, deixou claro durante sua campanha eleitoral que acabaria com a ajuda brasileira e voltaria com o programa Bolsa Família.
Lula acabará com ajuda brasileira
Lula vai acabar com a ajuda brasileira e retornar com o Bolsa Família em breve. Apesar disso, uma de suas promessas é que o valor permaneça em 600 reais.
Declaração
O valor original do programa é de 400 reais, mas o governo Bolsonaro autorizou mais 200 reais até dezembro deste ano, em medida emergencial. A mudança foi vista como uma estratégia política para o presidente em exercício tentar reegê-lo.
Lula pretende mudar o nome da ajuda brasileira ao Bolsa Família, programa criado em 2003 em seu primeiro mandato, além de fazer alguns ajustes.
O que vai mudar no Auxílio Brasil?
Segundo Lula, o valor do novo Bolsa Família permanecerá em 600 reais, porém, serão adicionados 150 reais para cada criança da família que tiver até 6 anos.
Além disso, haverá a necessidade de as crianças frequentarem a escola e monitorarem a saúde da família. Algumas vacinas, como a Covid-19, podem se tornar obrigatórias para receber o Bolsa Família.
Quem recebeu a ajuda do Brasil será excluído do Bolsa Família?
Não no começo. Um bom pente pode ocorrer no programa e este é um método muito comum, mas as chamadas do inscrito para organizar seu cadastro também ocorrerão.
Declaração
Dessa forma, somente as famílias que não cumprirem as regras do programa ou que possuem um antigo registro de auxílio brasileiro serão retiradas.
É importante ressaltar que todas as mudanças só devem ocorrer em 2024, pois o orçamento de 2023 é muito pequeno e os gastos prometidos por Lula precisam se adaptar ao orçamento aprovado por Bolsonaro antes do fim de seu mandato.