O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78 anos, cancelou a viagem que faria à Rússia para participar do Brics, por orientação médica. Segundo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês (unidade de Brasília), Lula sofreu um acidente doméstico nesse sábado (19/10) e teve ferimento corto-contuso em região occipital. Ou seja, feriu-se na cabeça. O Metrópoles apurou que o presidente levou pontos.
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do prof. dr. Roberto Kalil Filho e dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.
Reunião dos Brics
Ao menos outros 23 chefes de Estado confirmaram presença em Kazan, onde o foco das conversas será a integração do chamado Sul Global e possíveis resoluções para os conflitos no Oriente Médio, que atualmente ocorrem de forma intensa no Líbano e em Gaza, ambos sob ataque de Israel. A tendência é que o grupo de países critique Israel e peça o fim dos conflitos.
A guerra entre Rússia e Ucrânia poderá ser mencionada, mas não está entre os assuntos prioritários, que envolvem ainda colaborações políticas, financeiras e de desenvolvimento sustentável. É improvável que os chefes de Estado presentes cobrem de Vladimir Putin, o anfitrião, o fim da invasão ao país vizinho. Nos bastidores, porém, o assunto será debatido.