O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) presidirá o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, nesta quinta-feira (12/12), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sob cuidados médicos em São Paulo, após uma cirurgia de emergência. A quarta reunião do grupo desde o começo do terceiro mandato de Lula acontecerá no Palácio Itamaraty, a partir das 9h.
Além de Alckmin, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, ajudará a presidir a sessão. O Conselhão é um grupo com representantes da sociedade civil, que visa assessorar o Palácio do Planalto sobre demandas de políticas públicas e demais ações do governo federal.
A previsão é assinar decretos e anunciar investimentos em projetos de energia verde e economia sustentável.
Desde o afastamento de Lula, Alckmin tem comandado compromissos previstos na agenda do petista. Apesar disso, o chefe do Executivo não passou a cadeira para o vice. Além da reunião do Conselhão, Alckmin liderou a visita oficial do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e participou da posse do presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
Novo procedimentoLula está sob cuidados intensivos no hospital Sírio-Libanês em São Paulo desde segunda-feira (9/12), quando passou por uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana. O presidente foi submetido ao procedimento após sentir dores de cabeça e sonolência, associadas a uma queda sofrida no banheiro de casa, em outubro.
Nesta quinta-feira, o titular do Planalto passará por uma operação de embolização de artéria meníngea média para interromper o fluxo de sangue e evitar novos sangramentos.
Boletim médico divulgado na tarde de quarta informou que durante o dia Lula fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. A expectativa da equipe que acompanha o chefe do Executivo é de que ele receba alta no início da semana que vem.