O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as três indicações do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ao Oscar 2025. Pela primeira vez na história, uma obra brasileira concorre à categoria principal, a de melhor filme. A obra também foi indicada a “Melhor Filme Estrangeiro”, e Fernanda Torres disputará a categoria de “Melhor Atriz”.
Para Lula, a equipe já pode “pedir música”, devido às três indicações obtidas nesta quinta-feira (23). “Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.”, celebrou o presidente pelas redes sociais.
A turma de “Ainda Estou Aqui” já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também parabenizou a equipe do longa. “Esse filme é um presente para o Brasil, para o povo brasileiro, para o cinema nacional e internacional”, disse ela à CNN.
Do mesmo modo, o perfil do governo brasileiro também enalteceu o feito. “É o Brasil demaaais!”, diz a publicação. “Pode comemorar: nosso cinema está entre os melhores do mundo!”
Fernanda Torres está indicada na categoria de melhor atriz ao lado de Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância). Em janeiro, ela ganhou o Globo de Ouro, repetindo o feito da mãe, 25 anos. A indicação ao Oscar também reprisa o feito alcançado por Fernanda Montenegro, com o filme Central do Brasil.
Além disso, elas alcançaram ainda outro feito notável. É a primeira vez em mais de cinco décadas que mãe e filha são indicadas ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. Antes delas, Judy Garland (indicada em 1955 e 1962) e sua filha Liza Minnelli, vencedora em 1973, haviam realizado tal proeza.
A Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Fernanda Torres é uma das “imortais”, também saudou as indicações. “A ABL está em festa por vocês, @fernadatorres e @waltersalles! Aqui, é Brasil!”