Nesta terça-feira (30), Lula (PT) criticou as big techs e disse querer que inteligência artificial para gerar emprego. As declarações foram dadas na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.
Segundo o petista, as big techs coletam dados sem pedir licença e sem pagar imposto.
– No fundo, [a inteligência artificial] é a inteligência humana que pode aperfeiçoá-la, nada mais é do que a gente ter a capacidade de fazer a coletânea de todos os dados. E temos as big techs que fazem isso sem pedir licença, sem pagar imposto. E ainda cobra dinheiro e fica rica por divulgar coisa que não deveria ser divulgada – comentou.
E acrescentou:
– Fico muito assustado quando vejo matéria nos jornais dizendo que IA pode causar 16 milhões de desempregados. Se é para isso, não quero. Que coisa que é essa tão importante que vai causar problemas para sociedade? Nossa inteligência artificial tem que ser inteligente, a gente quer fazer dela uma fonte de emprego nesse país. Forme milhões de jovens preparados para isso.
No evento, Lula recebeu a proposta Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), uma demanda feita por ele há alguns meses. As informações são da Folha de S. Paulo.