O senador Randolfe Rodrigues (PT), líder do governo do presidente Lula (PT) no Senado, afirmou que a posse de Nicolás Maduro, na Venezuela, para mais um mandato como presidente é “ilegítima e farsante”.
Em uma publicação feita no X, antigo Twitter, Randolfe disse que o governo venezuelano não respeita os Direitos Humanos, a alternância de poder e nem a soberania da vontade popular. “É um regime autoritário”, escreveu o senador.
“O governo venezuelano é uma Ditadura e a posse do senhor Nicolás Maduro, ocorrida no dia de hoje, é ilegítima e farsante. Um regime que desrespeita Direitos Humanos, desrespeita alternância de poder e não respeita a soberania da vontade popular, é um regime autoritário. Portanto, é dever de todo democrata, esteja onde estiver, condenar qualquer Ditadura, seja de direita, seja de esquerda”.
— Randolfe Rodrigues via redes sociais.
O envio da representante, que foi em nome do governo brasileiro, desagradou a oposição, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ele classificou a decisão do presidente como “inaceitável”. Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, também criticou a ida da diplomata.
Apesar da insatisfação de opositores, e a até de aliados do governo, integrantes do PT e do Movimento Sem Terra (MST) também foram para Venezuela acompanhar a posse de Maduro.