Durante entrevista ao programa 105 notícias apresentado por Zezé Pereira (105 FM), o jovem Hugo Basaglia, deu um “show de maturidade política”.
Apresentou suas qualificações e sugestões para a cidade de Rondonópolis, quando questionado pelo apresentador sobre suas metas e motivo de buscar uma cadeira na câmara municipal, Hugo foi incisivo em demostrar que é necessário trazer solução a algumas demandas pontuais na cidade; entre elas trânsito e a transparência.
Principalmente na questão do trânsito, que segundo ele, precisa de maior fiscalização e planejamento urbano; ele entende que a função do vereador e fiscalizar e indicar ao executivo maneiras de resolver o caótico trânsito Rondonopolitano.
Além disso, uma das suas maiores bandeiras é que Rondonópolis tenha maior transparência em sua gestão.
“Primeiro de tudo, existe uma falta de transparência no município. que não atende às demandas até mesmo do próprio TCE. Isso já é chocante. Porque é obrigação do poder público prestar contas ao cidadão, pois é ele quem financia. Existe também um descaso claro no excesso de parques. Nós temos diversos, a prefeitura adora abrir parque, adora abrir praça, mas não tem a zeladoria, quem cuide destes espaços.”
Hugo Basaglia, com apenas 24 anos, destaca-se como pré-candidato a vereador, carregando os valores e a determinação da juventude “Raiz” de antigamente. Convicto que a transparência completa a eficiência, Hugo Basaglia pretende entrar na Câmara Municipal de Rondonópolis para aproximar a política da comunidade e incluir pautas relevantes.
“Eu não quero viver em uma cidade do pretérito, os agentes políticos deste momento no município não têm uma visão de como pode ser o futuro dessa cidade. Eu quero viver numa cidade que vai ser referência em todos as áreas nos próximos anos. E posso citar Sinop como exemplo, com 40 anos a menos e com grau de desenvolvimento fantástico. Rondonópolis deve estar no lugar que merece que é o topo.”
Conhecido por sua atuação cidadã intensa, Basaglia tem se posicionado firmemente contra os desmandos do poder público. Por meio de ações judiciais, buscou impedir a má gestão e proteger os direitos da população de Rondonópolis.
Uma da ação mais lembrada foi com a câmara de vereadores, em 2021, moveu uma Ação Popular que suspendeu o pagamento do décimo terceiro salário aos vereadores de Rondonópolis/MT. Em 2023, o TJMT manteve essa suspensão ao apreciar recursos dos vereadores.
Existem inúmeras situações que podemos melhorar, mais investimento no esporte, na educação e uma saúde mais humanizada e com melhor qualidade, entre outros pontos, para que isso ocorra é primordial um poder legislativo que cumpra sua função básica. Legislar, fiscalizar e indicar.
Hugo tem forte presença nas redes sociais e sua proatividade em acionar o poder judiciário para conter abusos do poder político tradicional têm sido notáveis.