Nesta segunda-feira (6), o então primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou em pronunciamento a sua renúncia aos cargos de premiê e de líder do Partido Liberal. Ele segue nos cargos até que seja escolhido alguém para assumir as cadeiras.
No Canadá, o modelo de estado vigente é o parlamentarismo. Ou seja, o partido ou coalizão com a maioria dos deputados eleitos é o que também assume o cargo executivo do país. Assim, o chefe da legenda com maioria eleita também passa a ser o primeiro-ministro.
Agora, para definir o novo primeiro-ministro do Canadá, o Partido Liberal precisa, internamente, escolher o novo líder da sigla. O método exclui a possibilidade de demais cidadãos canadenses votarem em diferentes opções.
Durante o pronunciamento, Trudeau afirmou que o sistema eleitoral é seu maior arrependimento enquanto gestão. “Eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula.”
O Canadá tem eleições previstas para esse ano que precisam ser realizadas até 20 de outubro. Trudeau poderia dissolver o Parlamento atual e antecipar eleições, mas optou por aguardar.
A renúncia de Trudeau vem após a queda constante da popularidade do político nos últimos dois anos. Entre elas há acusações de racismo por usar blackface e as ameaças tarifárias de Donald Trump para reduzir as imigrações ilegais pela fronteira dos dois países.
Confira vídeo de Justin Trudeau renunciando ao cargo: