Por Emilly Gondim
O principal campeonato de futebol americano vai marcar touchdown entre os travessões da Neo Quimica Arena, casa do Corinthians, em São Paulo, na sexta-feira (6). O jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers faz parte da primeira rodada da National Football League (NFL). Essa é a primeira vez que acontece uma partida da liga no Brasil e a expectativa é incentivar o esporte no país.
Polêmicas entre os jogadores do Eagles
Antes do X ser suspenso no Brasil pelo Alexandre de Moraes, foi possível acompanhar a publicação de C. J. Gardner-Johnson, jogador do Eagles, que dizia: “vocês realmente acham seguro jogar lá?”.
O questionamento do jogador foi feito a partir de outra publicação desinformativa. O post original dizia que aconteciam queimadas na cidade de São Paulo que levaram a uma “crise na saúde pública com pneumonia, rinite, ataques de asma e conjuntivite, além de uma onda de crimes”.
As informações estão fora de contexto. Os focos de incêndio são no interior do estado e não na capital, localização do jogo. Naturalmente, com a fumaça há mais crises de doenças respiratórias nas cidades próximas às queimadas. Não há registros de ondas de crimes motivados pela situação ambiental.
Na própria publicação, outros usuários da rede social adicionaram uma “nota da comunidade” com as devidas correções, ressaltando que se tratava de uma fake news: “não há picos de doenças listadas acima. Este post foi feito apenas para espalhar pânico e notícias falsas. Não posso nem postar um link para negar o pico da doença, já que não está acontecendo. Os incêndios estão ocorrendo no estado, não na cidade de São Paulo, onde o jogo vai acontecer”.
Em contrapartida, Tanner McKee, também jogador do Eagles, elogiou o Brasil. Ele já morou no país do futebol por dois anos em trabalho missionário e afirmou que as críticas partiram do desconhecimento de seus colegas sobre a realidade simpática do Brasil.
“Eles vão ter experiências que vão mudar a visão deles. Não é porque eles não gostam do Brasil, é só porque eles não conhecem. Eles me perguntaram: ‘Como é a criminalidade? Como são as coisas?’ Eles não conhecem a cultura”, disse.
O caso fez fãs brasileiros do esporte questionarem a alienação e a xenofobia estadunidense com países fora do Norte Global. Uma vez que, além do jogo no Brasil, a liga de futebol americano está promovendo três partidas na Inglaterra e uma na Alemanha.
Segundo o portal de notícias Metrópoles, o município de Filadélfia, sede do time Eagles, apresenta números muito mais alarmantes em relação à segurança pública do que São Paulo.
Para cada 100 mil habitantes em 2023, a cidade estadunidense registrou 26,44 homicídios contra 4,21 na metrópole brasileira. Os dados foram fornecidos pela Polícia da Filadélfia e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Bastidores do jogo no Brasil
Nesse jogo, a Neo Quimica será chamada apenas de Arena Corinthians em homenagem ao time brasileiro. O palco do jogo também sofreu modificações para ter as delimitações adequadas para o futebol americano, adicionando marcações de jardas e traves altas.
Novas arquibancadas também foram instaladas para aumentar em mais 2 mil pessoas a capacidade máxima de espectadores — ainda sim, os ingressos esgotaram em 2h.
Ambos os times têm tons de verde na paleta de cores. Porém o Corinthians agiu internamente para que sua tradição de evitar a cor do rival Palmeiras se mantenha dentro do jogo da NFL. O resultado? O Eagles acatou a súplica corintiana e irá jogar com o uniforme reserva, de tons alvinegro — que coincide com as cores principais do time paulistano.
Em entrevista à revista Sports Illustrated, o assistente do gerente geral do Eagles, John Ferrari disse: “Nós escolhemos a cor. Teve a liderança do [proprietário] Jeffrey [Lurie] sobre isso: ‘[Corinthians] é o time anfitrião, certo? Eles são preto e branco. Esse é o esquema de cores deles. E todo aquele estádio é preto e branco lá’”.
Como assistir ao Jogo da NFL?
O jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers vai rolar às 21h15 e para assistir basta sintonizar a ESPN, RedeTV, Cazé TV, Disney+ ou Amazon Prime Video.