Música crítica ao prefeito José Sarto alcança quase 20 milhões de visualizações nas redes sociaisCaso você tenha interesse em política e faça uso do TikTok, é provável que já tenha escutado a música É Culpa do Sarto no app. A chance é grande, uma vez que o jingle do aspirante à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), que contém críticas ao atual prefeito e adversário, José Sarto (PDT), acumula 18,5 milhões de visualizações apenas na primeira postagem do conteúdo.
Sarto buscou a intervenção judicial para barrar a transmissão da música, contudo, o tribunal não acatou seu pedido. Em um vídeo que divulgava a perda do prefeito, Fernandes utilizou a música e atingiu mais 9,3 milhões de contas. Veja a letra da música e o vídeo a seguir.
“Se na sua rua tem buraco, é culpa do Sarto! / Seu lixo sendo taxado, é culpa do Sarto! / Na favela é vidro baixo, é culpa do Sarto! / Cidadão sendo assaltado, é culpa do Sarto! / Mas, para tudo mudar / Só depois do resultado / Quando André tirar o Sarto / Rua não vai ter buraco / Quando André tirar o Sarto / Lixo não vai ser taxado / Quando André tirar o Sarto / Fortaleza, tudo calmo / Quando André tirar o Sarto / Cidadão é respeitado.”
Não sendo restritas pelas fronteiras das cidades através das plataformas online, muitas das quase 20 milhões de contas impactadas pela música não são parte da população de Fortaleza, que possui 2,43 milhões de pessoas.
O resultado só poderia ser esse: comentários inusitados. Alguns incluem expressões como “tô quase transferindo meu título para Fortaleza só para tirar o Sarto” e “eu nem sei quem é Sarto e nem sou de Fortaleza, mas o André já ganhou hahaha”. Nikolas Ferreira, mineiro, também aderiu à música, em apoio ao colega liberal da Câmara dos Deputados.
André Fernandes e José Sarto: A Guerra dos Jingles Políticos
No dia 11 de setembro, em resposta a Fernandes, Sarto publicou nas redes sociais um jingle como retaliação. O prefeito apresentou o “Tem Que Votar no Sarto”, que até o momento acumula 5,4 milhões de visualizações. Veja a seguir a letra da música e o vídeo.
“Cadê as obras que ele perguntou? / Tá na favela onde ele nunca pisou / É tanta obra que o caneco piou / Tá todo mundo vacinado / É culpa do Sarto! / Posto novo e reformado / É culpa do Sarto! Tijolinho para todo lado / É culpa do Sarto / Passe livre foi criado / É culpa do Sarto / E para a mudança não parar, o caneco vai rebolar / E contra o ‘fi’ do Bolsonaro / Tem que votar no Sarto!”
Da mesma forma que Fernandes, o prefeito recebeu feedback positivo na área de debate das publicações. Dentre esses comentários, estavam “contra o ‘fi’ do Bolsonaro, tem que votar no Sarto” e “kkkkk eu estava esperando por esse momento”.
O papel do Jingle nas pesquisas para prefeitura de Fortaleza, segundo índice agregador da CNN
Na data em que o jingle do candidato do PL foi divulgado, em 2 de setembro, o índice agregador de pesquisas da CNN indicava que Capitão Wagner (União) liderava com 27% na capital do Ceará. Sarto ficava em segundo lugar com 19%, seguido de Fernandes com 18%. No dia seguinte, 3 de setembro, os percentuais eram de 28% para Wagner, 20% para Sarto e 17% para Fernandes.
Três dias após a publicação da resposta do candidato do PDT, em 15 de setembro, Wagner possuía 27%, Fernandes 22% e Sarto 20%.
Na última segunda-feira, 23, o Paraná Pesquisas lançou uma pesquisa que, pela primeira vez, posicionou André Fernandes na frente das intenções de voto na capital, com 25,3%.
A mais recente atualização do índice agregador da CNN foi divulgada na última terça-feira, dia 24. Segundo os levantamentos, André Fernandes lidera as intenções de voto com 25%. Em seguida, estão Wagner e Evandro Leitão (PT), ambos com 21%, e Sarto, com 19%.
Se uma guerra de jingles está acontecendo em Fortaleza, a decisão caberá aos ‘juízes do voto’, que decidirão em duas etapas – a menos que um nocaute seja dado logo na primeira. Por outro lado, os ‘matemáticos do voto’ preveem uma derrota para Sarto. As informações são da Revista Oeste.
@andrefernandes_brConjunto Esperança representou hoje! 😎2️⃣2️⃣♬ som original – André Fernandes