A uma semana do carnaval, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, visitou na sexta-feira, 21, os barracões da Portela e da Beija-Flor de Nilópolis, na Zona Portuária do Rio.
A passagem de Janja pela Portela gerou polêmica após a primeira-dama publicar um vídeo nas redes sociais que mostra a cabeça da tradicional águia portelense — símbolo aguardado anualmente pelo público da Sapucaí e que costuma ser mantido em segredo até o desfile.
A divulgação vai contra a prática adotada pelas agremiações, que restringem registros de imagens nos barracões para preservar o impacto visual do carnaval.
As escolas de samba confeccionam nos barracões fantasias e alegorias para o desfile na Sapucaí. A visita de Janja, anunciada como ação junto ao Ministério da Cultura, contou com a presença do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, e do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha.
Após repercussão negativa nas redes sociais, a publicação foi apagada. Durante a visita, Janja não falou com a imprensa.
Neste ano, a Portela presta homenagem a Milton Nascimento e será a última escola a desfilar na terça-feira de Carnaval. Já a Beija-Flor levará para a avenida um enredo em homenagem a Laíla, seu antigo diretor de carnaval, morto em 2021.