No livro Além do Hype: Implementando IA com Propósito e Impacto, a autora Victoria Luz apresenta um guia prático da Inteligência Artificial (IA) para empresas brasileiras que queiram implementar a tecnologia de forma estratégica e inteligente. De forma prática e acessível, Victoria compartilha suas experiências e combina teoria e prática visando desmistificar a ferramenta, para que o leitor possa aplicá-la em pequenos negócios e na busca por oportunidades no mercado de trabalho.
O “medo” da Inteligência Artificial
As polêmicas que circundam a Inteligência Artificial geram um constante temor de que essa tecnologia possa ser uma ameaça para muitos setores. Esse medo, no entanto, pode ser mais comum entre os profissionais que não têm vasto conhecimento sobre o assunto.
Quando analisamos a IA sob um olhar mais informado, fica claro que ela pode atuar de maneira complementar aos profissionais humanos, potencializando suas capacidades ao invés de substituí-las. Esse aspecto fica evidente em áreas complexas, como a saúde, onde a IA pode auxiliar no diagnóstico e análise de dados, deixando as decisões finais, que requerem empatia e julgamento crítico, para os especialistas. No mercado de trabalho, essa interação entre humanos e máquinas é chamada de inteligência artificial assistida, onde as ferramentas tecnológicas são usadas para aumentar a eficiência e precisão, sempre priorizando o fator humano.
Para microempreendedores e profissionais liberais, essa ferramenta representa um leque vasto de oportunidades. Ao invés de temer essa tecnologia, os pequenos empresários podem usá-la a seu favor para otimizar processos, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar sua presença no mercado.
A IA permite, por exemplo, a criação de chatbots para atendimento ao cliente 24 horas por dia, o que libera tempo do empreendedor para focar em áreas estratégicas do negócio. Além disso, facilita a automação de marketing, personalizando campanhas e monitorando tendências de mercado de forma rápida e eficaz. Outro ponto importante, é o uso dessa tecnologia na precificação de produtos e serviços, com análise de dados de concorrência e demanda, possibilitando ajustes em tempo real e ajudando a maximizar os lucros. A capacidade de usá-la para análise de dados também permite que profissionais liberais ofereçam serviços mais personalizados e ajustados às necessidades de seus clientes.
Um dos usos mais práticos dessa tecnologia no microempreendedorismo, é a criação de portfólios, currículos e apresentações. Muitos profissionais já utilizam ferramentas de IA para alinhar seus perfis às exigências de vagas de emprego, o que pode aumentar significativamente suas chances no mercado de trabalho. No entanto, é fundamental saber o limite ético dessa utilização: ela deve ser usada como um apoio, sem que distorça a realidade. O material produzido com a ajuda da IA precisa refletir as habilidades e experiências do candidato, seguindo regras específicas de cada processo seletivo. Em um cenário competitivo, utilizar IA de forma estratégica pode ser uma vantagem, mas é necessário garantir que o uso não comprometa a autenticidade das informações.