A Receita Federal abre, a partir de 10h desta segunda-feira (23/9), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento das 511.025 restituições será realizado no dia 30 de setembro, no valor total de R$ 1.032.907.305,12. Essa é uma ótima oportunidade para quem tem valores a receber.
Entre os valores totais, R$ 435.272.217,34 referem-se às restituições de contribuintes com prioridade legal. Incluem-se idosos, pessoas com deficiência física ou mental, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Entenda como você pode verificar se está entre os contemplados e quais são os próximos passos.
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?
Receber a restituição do Imposto de Renda é um direito de muitos brasileiros, especialmente daqueles que tiveram valores retidos a mais ao longo do ano. No quinto lote de 2024, a Receita Federal priorizou diversos grupos:
- 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.731 restituições para pessoas com deficiência física ou mental ou que possuem moléstia grave;
- 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Além desses grupos prioritários, foram incluídos neste lote contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que fizeram uso da declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. Os valores para esses grupos também são substanciais e beneficiam um grande número de pessoas.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para saber se sua restituição está disponível, siga os seguintes passos:
- Acesse a página da Receita na internet;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”.
Essa verificação é fundamental para saber quando e quanto você receberá, ajudando no planejamento financeiro.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, ou pode ser feito via chave Pix, caso essa opção tenha sido escolhida. É importante verificar se os dados bancários informados estão atualizados e corretos para evitar problemas no recebimento.
O que fazer se o pagamento não for realizado?
Se, por algum motivo, o crédito da restituição não for realizado, ou se a conta bancária informada na declaração estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito desses valores diretamente no banco.
Se você se enquadra em qualquer uma das categorias mencionadas ou utilizou a declaração pré-preenchida, essa pode ser a sua oportunidade de receber um valor considerável. Consulte sua restituição e garanta que todos os dados estão corretos para evitar contratempos.