Nesta terça-feira (27), o deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou, na Procuradoria-Geral da República (PGR), uma notícia-crime para que o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), seja investigado por crime contra os símbolos nacionais, conforme está previsto na Lei 5.700/71.
O pedido do parlamentar contra o psolista ocorre após um comício de Boulos causar polêmica nas redes sociais por trazer o Hino Nacional entoado com alguns trechos em linguagem neutra. O fato aconteceu no último sábado (24), na Praça do Campo Limpo, Zona Sul da capital paulista.
O momento foi protagonizado pela cantora Yurungai, que substituiu as palavras “filho” e “filhos” por “filhe” e “filhes” ao cantar “verás que filhe teu não foge à luta” em vez de “verás que um filho teu não foge à luta”, e ao entoar “des filhes deste solo” no lugar de “dos filhos deste solo”.
A agenda de campanha de Boulos no último sábado, na Zona Sul de São Paulo, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da vice de Boulos, Marta Suplicy (PT); e de outras figuras políticas de esquerda como os deputados federais Ivan Valente e Erika Hilton (ambos do PSOL-SP).
Para Bilynskyj, a atitude precisa ser combatida e repudiada.
– Uma atitude lamentável de uma pessoa que demonstra zero respeito por nossa história e linguagem. É importante destacar que a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional são símbolos da República Federativa do Brasil e, portanto devem ser resguardados e respeitados – argumentou o deputado do PL.