A TV Brasil anunciou, nesta quinta-feira (24), um importante avanço em sua programação: a produção de sua primeira novela, como parte de um investimento de R$ 110 milhões voltado para a produção audiovisual independente da emissora.
A TV Brasil é gerida pelo Governo Federal, sob a presidência de Lula.
O edital foi apresentado por Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante o Encontro de Ideias Audiovisuais, um evento que acontece em paralelo à Mostra de Cinema de São Paulo e visa fomentar oportunidades de negócios no setor.
O projeto é resultado de uma parceria entre a EBC e a Ancine. Pellegrino destacou que o edital, que foi originalmente lançado durante o governo Bolsonaro, incluía filmes cuja exibição foi bloqueada devido a conteúdos considerados inadequados pela gestão anterior. O ex-presidente teria restringido a exibição desses filmes na TV pública.
“Eram R$ 70 milhões desperdiçados. Assim que assumi a Diretoria de Conteúdo e Programação, realizamos uma força-tarefa para reformular o edital e evitar o desperdício de recursos públicos. Menos de um ano depois, já estávamos exibindo essas obras”, explicou a diretora.