O governo federal enviará notificações com mensagens para celulares roubados ou furtados, e que forem habilitados em uma nova linha telefônica, para que a pessoa que estiver de posse do aparelho o devolva na delegacia mais próxima da residência e preste esclarecimentos. A medida integra uma nova fase da plataforma Celular Seguro, que visa combater roubos e furtos de telefones.
As notificações em questão serão enviadas pelo WhatsApp. De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, a atualização deve ser implementada até a próxima sexta-feira (4). Caso uma pessoa seja notificada e não devolva o telefone, ela pode ser alvo de inquérito pelos crimes de furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Atualmente, o aplicativo Celular Seguro oferece as opções de Bloqueio Total e Modo Recuperação. No caso do Bloqueio Total, a linha telefônica é desativada, junto com as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI, inutilizando o aparelho.
Já no modo Recuperação é possível bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, mas o IMEI pode ser mantido ativo. Com essa opção, o aparelho pode ter o funcionamento retomado tão logo seja instalado um novo chip, viabilizando a recuperação pela polícia.