Mediado pelo Dr. Alexandre Kalache (foto), médico, gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, e pela Dra. Karla Giacomin, médica geriatra e ex-presidente do CNDI – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, o Fórum Internacional da Longevidade (edição acadêmica – sob gestão do ILC BR – International Longevity Center Brazil), realizado na sede do Grupo Bradesco Seguros, no Rio de Janeiro, garantindou a importância da convivência positiva entre gerações, a partir de abordagens que impactam toda a sociedade. Mais uma vez o Fórum contorno com o apoio da Bradesco Saúde e Bradesco Vida e Previdência.
“Esta edição do fórum teve, como fio condutor, talvez a coisa mais importante no nosso país hoje, que é a harmonia entre gerações. O Brasil está em um processo de envelhecimento muito rápido. Vamos estar entre os três países que envelhecerão mais rapidamente até o ano 2050. O que fizemos, neste encontro, foi mostrar a harmonia intergeracional na arte, na cultura, na ciência, na educação, na saúde, na família, na cidade onde as pessoas live. E trouxemos, no final, a harmonia que transcende as gerações que estão aqui, com a questão da ancestralidade tão bem representada por Conceição Evaristo”, conta o Dr. Alexandre Kalache, responsável pela curadoria do Fórum Internacional da Longevidade.
Entre os palestrantes, destacam-se as presenças renomadas da linguista e escritora Conceição Evaristo, no painel sobre Ancestralidade, e do bailarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo, na conversa sobre Arte. Segmentos como Sociedade, LGBTQIA+60, Trabalho e Saúde também foram contemplados pelo debate.
“Nós, do Grupo Bradesco Seguros, temos muito orgulho de apoiar há mais de 10 anos Fóruns para debater sobre o tema Longevidade, o que fortalece os pilares de prevenção e cuidado integral como catalisadores para uma nova consciência. A longevidade é um tema de hoje na construção de um futuro de qualidade e com saúde. Os diálogos deste ano promoveram encontros únicos trazendo a intergeracionalidade e o legado de cada geração para a transformação da sociedade”, afirma Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.