O drama “Manas”, dirigido pela cineasta brasileira Marianna Brennand, ganhou o GdA Director’s Award, principal prêmio da Giornate degli Autori (Jornada dos Autores), uma das mostras paralelas mais importantes do Festival de Veneza. O longa, que tem como tema central a luta contra a violência e exploração sexual em uma comunidade da Ilha de Marajó (PA), emocionou o júri e levou para casa um prêmio de 20 mil euros (cerca de R$ 123 mil), valor que será dividido entre a diretora e a distribuidora internacional Bendita Film Sales, responsável pela promoção do filme.
Estrelado por Dira Paes e Rômulo Braga, “Manas” narra a história de Marcielle (Tielle), uma adolescente de 13 anos que vive com sua família em uma comunidade ribeirinha na floresta amazônica. À medida que amadurece, Marcielle se depara com a dura realidade da violência que afeta as mulheres à sua volta, inclusive sua irmã mais nova. Decidida a mudar esse cenário, ela enfrenta o sistema opressor que controla a sua família e a sua comunidade.
Equipe de “Manas”
O filme contou com Walter Salles e os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne como produtores associados, além da participação da Globo Filmes na coprodução.
Em um post no Instagram, a organização da Jornada dos Autores explicou a escolha de “Manas” como vencedor: “O filme conquistou nossos corações ao abordar com sensibilidade o tema extremamente difícil do abuso, tanto em contextos domésticos quanto sistemáticos. Apesar de o cenário da ilha de Marajó não ser amplamente conhecido, a narrativa foi tão universal que cada espectador pôde se conectar profundamente. ‘Manas’ destacou-se por seu trabalho magistral, atuações brilhantes e uma mensagem poderosa, que acreditamos que ressoará em todo o mundo, aumentando a conscientização e apelando por mudanças.”
Marianna Brennand também celebrou a vitória nas redes sociais: “Que emoção, que honra, que alegria! Nós merecemos muito. Obrigada a todas as ‘Manas’ que mergulharam fundo e deram vida a esse filme. Esse prêmio é nosso e de todas as ‘Manas’ do mundo.”
Leia também: