A contabilidade é muito importante para uma empresa, independentemente do ramo em que ela atua. Assim como existem setores financeiros em instituições privadas, órgãos e repartições públicas também precisam dessas despesas para administrar as entradas, serviços, fundos e outros custos.
A contabilidade pública envolve a compra de insumos, pagamento aos fornecedores e funcionários e outras questões. É a partir dela que as entradas (caso venha a ter) e os gastos podem ser registrados. Posteriormente, esses dados são compartilhados com a sociedade, prezando pela transparência.
O que é a contabilidade pública
A contabilidade pública tem como objetivo administrar o patrimônio público através do registro de fatos e atos contábeis. A diferença entre e que é realizada em contabilidade privada é o foco: enquanto esta pública é de empresas privadas para melhorar cada vez mais os lucros.
Por meio da análise contábil são gerados relatórios que promovem a transparência e a prestação de contas à sociedade. Um dos princípios da contabilidade pública é atender aos interesses e dos cidadãos de uma região.
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC – TSP Estrutura Conceitual), os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) precisam apurar:
- A melhoria ou piora do órgão na prestação de serviços se comparados aos exercícios anteriores;
- A situação atual dos recursos e as despesas futuras e como recurso para uso desses recursos;
- A tarefa do órgão em atender à sociedade;
- atualizações das cargas tributárias que podem ser pagas aos contribuintes no futuro para pagamento do pagamento de serviços de remessas.
Objetivos da contabilidade pública
A contabilidade pública permite manter o controle do patrimônio público, finalmente ela se refere à administração direta e indireta, incluindo as empresas públicas, órgãos do governo, autarquias, agências reguladoras e fundações.
O orçamento e sua execução, cuidando do patrimônio, realizando registros contábeis, apresentados da informação, essas áreas, incentivando o cumprimento entre outros pontos importantes para o patrimônio.
Imagem: Inside Creative House / Shutterstock.com