Na última- edição (21), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quinta retrato da indústria brasileira, realizado 10 anos.
Entre os setores que estão classificados no país está a indústria móvel. Assim, quase 3,5 mil pessoas de trabalho de fábrica2011 na produção de veículos2020. Já em 2020, era 7,1%, o que representa uma queda de 4,9%.
Dessa forma, a produção industrial do país acumulou números negativos, com cerca de 10 milhões de produção industrial, fechando as portas no período.
Impacto na vida do trabalhador
Essa situação afetou a vida de muitos trabalhadores. Já que, em uma década, um milhão de couro de trabalho foram fechados especialmente em setores de trabalho que foram muitos empregos, como o de roupas e acessórios, ou de calçados e indústria metalúrgica. E quem não foi dispensado teve queda na média. Passando de 3,5 para 3,2.
Indústrias do país
Em síntese, a quantidade estável nas regiões Nordeste e Sul praticamente a mesma. Já no Norte e Centro-Oeste, graças à agroindústria, elas ganharam espaço. , o Sudeste que ainda concentra mais da metade do terreno, do Brasil, que ainda está concentrado mais da metade.
Ainda de acordo com a pesquisa, a pandemia teve impactos diferentes conforme o setor. Em 2020, quando ela começou, aproximadamente três fábricas fecharam as portas, porém o equilíbrio de empregos no setor. Pois, as empresas precisamram reforçar a produção para novas demandas.
A inclusão, a inclusão da jornada de trabalho parte da elaboração, a inclusão da redução da folha, o relatório da jornada de trabalho anterior, a atualização para os postos de trabalho. O IBGE, responsável pela pesquisa, explicou a pandemia teve impactos variados em setores diferentes.
Imagem: Aleksandar Malivuk / shutterstock.com