Imagem: Reprodução/Google
Um vídeo que circula nas redes sociais em que o deputado André Janones (Avante) diz que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, planeja acabar com o Auxílio Brasil. O programa de transferência de renda foi criado para substituir o Bolsa Família e hoje atende cerca de 21 milhões de famílias.
A informação é falsa, pois Janones não se refere ao petista nas imagens gravadas. No vídeo original, que foi postado nas redes sociais do deputado, o atual presidente, Jair Bolsonaro, foi indiciado.
“Eu tenho uma bomba para trazer aqui para vocês. Acabei de sair da conversa com o presidente, e preciso que você me ajude a detê-lo. Bem, ou até mesmo vou te mostrar alguns artigos aqui. O presidente Bolsonaro quer acabar com a ajuda para se vingar de você”, acusa o parlamentar no vídeo sem cortes ou liberações.
Na versão falsa da gravação, as imagens indicam que as acusações de Janunis são dirigidas ao presidente eleito, não ao atual CEO. Até a última segunda-feira, 14, o vídeo já havia atingido mais de 2 milhões de visualizações.
Fim do empréstimo consignado
Outro boato que circula com menos força é o de que Lula pretende rescindir o empréstimo aos beneficiários da ajuda brasileira. Esse método foi lançado em outubro pelo governo e permite que os cidadãos utilizem até 40% de seus juros básicos de R$ 400 com crédito emprego.
Não há nenhuma declaração oficial do Partido Trabalhista sobre a intenção de rescindir a oferta do destinatário. No entanto, ele já criticou a prática das taxas de juros, que têm um teto de 3,5% ao mês.
“A folha de pagamento deve ser de 1% ao mês, e não pode passar de 8%, 9% ao ano. Se for de 8% ao mês, é de até 200%, e os juros são de 300% ao ano. Ele vai sufocar.”
Uma das promessas de Lola foi a criação do Desenrola Brasil, um programa de crédito sem burocracia e com juros baixos. Agora, é preciso esperar para ver se o governo eleito fará mudanças nas regras da folha de pagamento da ajuda brasileira, ou se substituirá a novidade por outra opção em melhores condições.