Imagem: Reprodução/Google
Brasileiros e brasileiros que precisam emitir uma nova rota para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Rio de Janeiro (RJ), têm uma nova possibilidade. O Departamento de Trânsito (Detran-RJ) lançou uma nova forma de solicitar a emissão de um documento que possa ser totalmente eletrônico, através do site do órgão.
Dessa forma, basta que o motorista vá à unidade pessoalmente do Detran-RJ apenas para retirar a CNH em mãos. No entanto, não são permitidas alterações no documento para que ele possa ser solicitado dessa forma.
Detran-RJ permite nova ordem de CNH online
A avó foi anunciada na última terça-feira (25). A autoridade de trânsito aproveitará todos os dados, incluindo a imagem gravada, para atualizar a CNH. Se forem necessárias alterações ou atualizações, o motorista deve se deslocar para uma unidade física do departamento.
Também é importante ressaltar que o pagamento da taxa de emissão ainda é feito normalmente. Ou seja, o motorista deve pagar Duda com valor de R$ 173,03 para a publicação digital no site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br).
O escopo simplificado de aplicação da CNH exclui a necessidade de exame médico para repor a carteira. Ir para o cargo de autoridade é dado apenas e exclusivamente para retirar a carteira de motorista em mãos.
Outro ponto que vale ressaltar é que as pessoas que podem ser isentas de taxas devem ir pessoalmente ao departamento.
Como registrar sua CNH Digital?
Saiba que hoje é possível obter a versão digital da CNH. É por isso que o preparamos passo a passo para que você possa remover este documento da sua carteira e andar mais leve e seguro nas ruas.
Para cadastrar sua CNH digital, ou Carteira de Trânsito Digital (CDT), siga passo a passo:
- Baixe o aplicativo Carteira de Tráfego Digital;
- login com o cadastro cadastrado no portal Gov.br (portanto, é necessário estar cadastrado no site do governo);
- O aplicativo pedirá uma imagem de código QR que fique atrás da CNH tradicional.
- Confirme seu CEP de onde você mora atualmente;
- Assine o Renavam e o código CRLV do carro.
Pronto, tendo o documento sempre em mãos pelo celular, não precisa mais andar com a versão impressa original da CNH. Como se sabe, a validade e a originalidade são as mesmas.