Rejeição à gestão petista na capital paulista avançou 6 pontos porcentuais no intervalo de 5 meses, indica Paraná Pesquisas
O mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas indica que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em crescimento na cidade de São Paulo.
De acordo com a informação publicada na última sexta-feira, dia 19, 47,9% dos votantes de São Paulo declaram que não aprovam a atual gestão do Palácio do Planalto.
Assim, a reprovação do governo federal atual alcançou a aprovação, que está em 48,7%. Adicionalmente, 3,4% dos participantes da pesquisa na cidade de São Paulo não conseguiram responder ou optaram por não expressar sua opinião.
Na pesquisa realizada em junho, o índice de desaprovação à administração federal era de 46,9%. Portanto, houve um avanço exato de um ponto percentual de um mês para o outro.
No entanto, o aumento da insatisfação com o governo Lula não ocorreu apenas de junho a julho. Ao longo dos últimos cinco meses, a oposição à gestão do PT cresceu precisamente seis pontos percentuais na cidade de São Paulo.
O levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo em fevereiro revelou uma desaprovação do governo Lula de 41,9%. Esse mesmo indicador, vale salientar, aumentou para 43,6% em março. De acordo com a pesquisa realizada no início de maio, a rejeição atingiu 45%. Ao final do mesmo mês, a porcentagem alcançou 45,7%.
Pesquisa revela que quase um terço dos paulistanos avaliam governo Lula como péssimo
No levantamento mencionado, o instituto também realizou um mapeamento do grau de avaliação da administração petista na capital de São Paulo. Nessa perspectiva, 29,2% dos participantes da pesquisa classificam a administração federal como péssima. Paralelamente, 25,9% indicaram ser regular. As categorias Boa (22,5%), Ótima (12%) e Ruim (8,7%) completam o ranking. Ademais, 1,7% não puderam ou optaram por não responder.
A percepção negativa em relação ao Executivo federal continua em ascensão na cidade de São Paulo. Segundo o Paraná Pesquisas, em fevereiro, a porcentagem de pessoas que classificaram o governo como “péssimo” era de 23,4%. Os dados subsequentes, vale ressaltar, apresentaram os seguintes números:
- 27% (março);
- 24,4% (início de maio);
- 28,7% (fim de maio); e
- 28,3% (junho).
No mais recente levantamento do Paraná Pesquisas na capital de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT) identificou problemas além do aumento de desaprovação e da percepção negativa do governo Lula. O deputado federal Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Psol com apoio formal do PT, é o pré-candidato que mais sofre rejeição entre os eleitores da cidade. Segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados declararam que nunca votariam nele.
A cidade de São Paulo, com seus 9,3 milhões de eleitores, representa o maior colégio eleitoral do país.
Dados da pesquisa
O Paraná Pesquisas realizou uma pesquisa para avaliar o grau de desaprovação do governo Lula em São Paulo, entrevistando 1,5 mil prováveis eleitores entre os dias 14 e 17 de julho. Segundo o instituto, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Finalmente, a empresa registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral, tendo o protocolo de acompanhamento número SP-06862/2024. As informações são da Revista Oeste.